Travessa Oliveira Bello, Nº 80, 3º andar, cj 306 - Centro - Curitiba/PR, CEP 80020-030

(41) 3024-5009 - (41) 9 9898-0087 adm@sinditextilctbarm.com.br

Começa nesta sexta-feira, dia 5, o “Circo da Democracia”

Entre os dias 5 e 15 de agosto será realizado em Curitiba o ‘Circo da Democracia’, um evento que vai reunir artistas, professores, jornalistas, políticos, publicitários, juristas, estudantes e toda a sociedade para falar de temas como educação, política, justiça, economia, arte/cultura e comunicação. O Circo da Democracia ficará instalado na Praça Santos Andrade e terá diversas atividades que acontecerão o dia inteiro.

 

Na década de 1980, durante o processo político de disputa em torno da Constituição Federal de 1988, foi criado em Curitiba o Circo Constituinte, que promoveu uma série de debates sobre o Estado Democrático de Direito com a população. Hoje, neste cenário que coloca em cheque os pactos instituídos e conquistados naquele momento histórico, as organizações da sociedade civil realizam o Circo da Democracia com a expectativa de promover um amplo fórum popular para unificar e ampliar a resistência aos golpes e às tentativas de retirar direitos sociais e trabalhistas.

Frente em Defesa da Seguridade Social

O CRESS-PR é uma das mais de cem entidades, movimentos sociais e sindicais que estão à frente da articulação, mobilização e organização do Circo da Democracia. Dentro da programação do evento será realizado o lançamento oficial da Frente em Defesa da Seguridade Social e das Políticas Públicas, que está sendo articulada com o objetivo de constituir um plano de lutas que tenha como objetivo a defesa do patrimônio social em que se constituem as Políticas e Sistemas Públicos.

Entidades que estão na articulação da Frente e na organização do evento de lançamento se reuniram nesta terça-feira (2) para definir a programação. A conselheira do CRESS-PR e representante do Sindsaúde-PR, Renária Moura, participou da reunião. O evento acontecerá no domingo, dia 7, a partir das 14 horas e contará com atrações culturais, apresentação da Frente Paranaense contra a Privatização da Saúde, lançamento da Frente em Defesa da Seguridade Social e Políticas Públicas e debate sobre Seguridade Social.

O CRESS-PR entende que é sua responsabilidade somar forças para construir coletivamente esta unidade. E compreende que este momento deverá ser um marco para a elaboração de uma agenda de lutas em todo o estado do Paraná. Por isso convida os/as profissionais da capital e da região metropolitana a participar das atividades do Circo da Democracia e convoca os profissionais do interior a construir junto aos NUCRESS estratégias de luta e resistência que envolvam as forças sociais locais.

Fonte: CRESS