Novembro Azul da Força Paraná
Campanha mobiliza a população masculina
A Força Paraná está junto com os homens na luta pela saúde, qualidade de vida e no combate ao câncer de próstata e outras doenças. Nas ruas, sindicatos, empresas e fábricas: O objetivo é mobilizar a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso de crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida.
Por meio da informação, junte-se a nós na conscientização dos cuidados com a saúde e mudança de hábitos, da importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento!
A programação de ações da Força Paraná inclui visitas às fábricas da categoria metalúrgicapara orientação e realização de testes rápidos de saúde. Também, no dia 17/11será realizada em Curitiba a II Caminhada Paranaense pela Saúde do Homem, com concentração às 9:30hs na Praça Santos Andrade e caminhada até a Boca Maldita. Já entre os dias 21 e 25/11, a Força estará na Rua XV de São José dos Pinhaisconscientizando a população e realizando testes rápidos de saúde.
“O trabalhador precisa ter consciência de que para cuidar da família e lutar por melhores salários e condições de trabalho é preciso ter saúde. Por isso a prevenção através de exames sempre será a melhor forma de antecipar e combater várias doenças, que infelizmente já fazem parte do cotidiano de muitos trabalhadores”, ressalta o Presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.
Diferentes fases da vida
Na infância, as doenças mais recorrentes incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, destaca-se arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.
Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. É comprovado que hábitos de alimentação saudável ajudam a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Realizar no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são fatores importantes para a prevenção.
Um problema cultural
As mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao médico (especialmente ao ginecologista). Quando se tornam mães, elas levam os bebês ao pediatra para as consultas mensais, orientação alimentar e vacinação. Já os homens não tem essa cultura o que favorece o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos precocemente diagnosticadas, caso houvesse atitudes preventivas.
Serviço:
II Caminhada Paranaense pela Saúde do Homem
Data: 17 de novembro
Hora: Concentração às 9:30hs
Local: Praça Santos Andrade (Curitiba)
Conscientização e realização de testes rápidos de saúde
Data: de 21 à 25 de novembro
Hora: 9hs às 15hs
Local: Rua XV ( São José dos Pinhais)