Reforma da Previdência do governo é uma vergonha
A proposta de reforma da Previdência do governo nada mais é que um pacote cruel de medidas que sufocam ainda mais os trabalhadores. Em vez de trazer melhorias, ela desmonta o papel da Previdência, que é o de garantir uma velhice segura aos aposentados. Em vez de modernizar, ela vai trazer o atraso ao país. Impõe aos jovens das classes mais baixas a volta da obrigação de escolher entre estudar ou trabalhar. E aos trabalhadores a obrigação de ter de ralar até os 80 anos praticamente. Já imaginou um cortador de cana com 70 ou 80 anos tendo que ir para a roça? Ou uma professora da mesma idade tendo que encarar uma turma de 40 alunos? Mas, para o governo ou você encara isso ou ele mete a mão em uma parte da sua aposentadoria! É muita crueldade. Outra dúvida não respondida pelo governo é se o mercado de trabalho irá absorver idosos de 60, 70 ou 80 anos? Além disso, enquanto enfia a faca sem dó na população, o governo não toca um dedo nos privilégios absurdos da classe política e dos militares. Não toca no assunto do desvio descarado do dinheiro da Seguridade Social para favorecer o sistema financeiro.
Além disso, deixo aqui meu repúdio à postura do governo em convocar as Centrais Sindicais dizendo querer construir uma proposta conjunta para a Previdência, mas, simplesmente, ignorar todas as propostas que fazemos. Coisa de gente mau caráter e que não honra as calças que veste. Tentou apenas usar as Centrais para querer passar uma imagem de democrático, coisa que ainda provou não ser.
Enfim, agora nossa luta é para barrar essa reforma. Chega dessa história de ferrar os trabalhadores para manter privilégios de uns poucos. Se ficar como está, é greve geral. É luta!
* Sérgio Butka
Presidente da Força Sindical do Paraná
Presidente dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Curitiba